terça-feira, 27 de abril de 2010

Liberdade Aprisionada


Hoje não acordei bem. Abri os olhos, olhei pro teto branco do meu quarto... Respirei fundo, chacoalhei a cabeça em uma inútil tentativa de acordar, ou melhor, a fim de realmente despertar de fato, e buscar ânimo para encarar mais uma dessas tediosas, caóticas e fatídicas manhãs de segunda-feira...

Problemas e preocupações atordoam meus pensamentos, mesmo antes de levantar, mesmo antes de conseguir sintoniza-los em uma freqüência minimamente sincronizada ao mundo físico e real... É incrível e ao mesmo tempo um tanto quanto perturbador perceber que por mais que tentemos, jamais seremos homens e mulheres realmente livres. Como assim? Ora, meu caro, diga-me como e se um dia nos livraremos, de fato, da escravidão de nossos pensamentos? Aliás, será que um dia, nossos pensamentos poderam ser apenas livres? Ou teremos por obrigação viver sempre acorrentados e aprisionados aos nossos intermináveis problemas e preocupações?

Alguém aí já ouviu um lindo discurso, geralmente ou pelo menos usualmente narrado assim: "Todo homem possui dois direitos irrevogáveis, a liberdade e a igualdade". Já? Pois é, eu também. Perdi até mesmo a conta de quantas vezes. Agora, o "engraçado" e o que mais me intriga nisso tudo, é perceber o quanto essas premissas são verdadeira e totalmente hipócritas. Ah, sim; pra deixar a coisa ainda mais cômica, pra não dizer trágica, é claro! Vale lembrar que quem teoricamente nos dá e que dentro da mesma lógica deveria nos assegurar esses direitos ditos como irrevogáveis, é o próprio agente de repressão que o impede de atuar!

Como diria o velho, porém, jamais esquecido filósofo "o ignorante afirma, o sábio desconfia e, o sensato reflete". Portanto, caros paranóicos, torço muito para que não desempenhemos apenas o papel de sobriedade e sabedoria que nos é socialmente exigido, mas, que exercitemos algumas qualidades que teoricamente são inerentes a nossa raça, principalmente uma única em particular que nos diferencia minimamente dos outros animais; a nossa capacidade de reflexão. Pois, é apenas através do crivo da sensatez que nossos atos e ações no mundo poderão preservar-nos do cativeiro da alienação que hoje nos é imposta por esse nojento parasita chamado SOCIEDADE!

2 comentários:

  1. Sem comentários Nany! Apenas... PALMAS e mais e mais PALMAS! Estou absoluta e totalmente de acordo com a Paulinha! Seus textos são cruelmente instigantes a reflexão! Parabéns por escrever tão bem e tão claramente assim minha pequena! Eu aqui do outro lado do mundo estou morrendo, morrendo e morrendo de saudades de você loirinha!

    Beijos e mais beijos, Dany :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci que agora falamos a mesma língua!

    Je meurs d'envie de vous manquer mon amour, comme vous pouvez au Brésil sera là pour vous voir. Merci pour tout, et félicitations pour la personne merveilleuse que vous avez toujours été et je suis sûr que vous serez toujours!

    J'aime ma belle! Vous savez que vous êtes une personne beaucoup plus que spécial pour moi. Sans vous, tout cela ne serait pas possible, une fois de plus, je vous remercie!

    Je t'aime, baisers et que vous manquez!

    Dany :)

    ResponderExcluir