sábado, 24 de abril de 2010

Conhece-te a Ti Mesmo



Quem sou eu?

Pergunta difícil né?! Bem, eu sou exatamente como você, exatamente! Ambos fazemos parte da mesma espécie, ou melhor, dessa raça, a raça humana. Moldados e pertencentes ao mesmo parasita. Muito, muito, muito antes de nos elaborarmos como seres lindamente chamados de "Bio-Psico-Sociais". Sinto lhe informar caro leitor, mas, já nascemos seres errantes, fomos moldados de forma falha, enganosa, desdenhosa, e próxima da escória. Mas, acalme-se! Para nós, estimados companheiros pertencentes a essa mesma escória humana, o erro não é mais uma falha de caráter, nem ao menos um leve desvio de conduta; tornou-se apenas, um medilcre critério de normalidade.

Assim como você eu vivo, eu rio, eu choro, eu amo, eu canto, eu grito! Assimilo novas informações, vivo novas experiências, sonho e traço novos horizontes, atravesso novos desafios, erro, acerto. Meu conhecimento é incompleto, sim, eu sei. Contudo, esse sanguessua nos faz buscar preencher nossas lacunas intelectuais o tempo todo, transformando essa neurose obsessiva e quase desenfreada, em nossa “rotina diária”, seja nas horas acordadas ou nas horas de sono e descanso. Aliás, sono, descanso? Conceitos interessantes, uma vez que nosso próprio parasita nos oferece-os em prateleiras brancas, nos proporcionando a oportunidade de compra-los, dosá-los e controla-los via “tarjas”, algumas vermelhas, outras pretas... Tudo depende de quantas horas de sono estamos dispostos à pagar!

Todos temos um longo caminho a ser percorrido e, sem dúvida aprenderemos nossas lições ao longo dele. Mas, será que um dia, de fato, nossa maravilhosa razão atingirá a sabedoria? Acredito que a filosofia reinante tem de admitir que não é nela, mas sim na vida, que encontraremos nossas maiores satisfações; não na biblioteca ou na cela monástica, mas na satisfação de nossos instintos mais antigos, aqueles pelo quais, nosso próprio inimigo crônico nos instiga e nos condena.

A felicidade? Bem, acredito ser inconsciente; só nos bafeja quando somos naturais; se nos detemos a analisá-la, desaparece, porque não é natural a nós determo-nos a analisar uma coisa. Se o intelecto contribui para a felicidade não o faz como fonte primária, mas sim como meio de coordenação, como instrumento harmonizador dos desejos. Neste sentido, o intelecto pode ser um precioso auxiliar; e de contrário de nada valeria realizarmos todos os nossos fins, porque os desejos cancelar-se-iam uns aos outros, dando como resultado uma triste futilidade.

Pois bem, essa sou eu. Integrante de uma raça de protótipos imperfeitos e cheios de rancor, que não precisa do que mais de um pouco de poder para começar a mostrar seus defeitos, e agir com a usura que lhe é peculiar. Um ser que porta uma doença crônica, gerada por um parasita chamado sociedade, sim, é essa mesmo o nome do nosso tão querido e estimado sanguessuga particular! Mas, eu, eu mesma, apesar de fazer parte genética dessa escória, nego-me a portar esse vírus incubado. Nego-me a viver conforme regras ditadas por uma sociedade moralmente imoral, nego-me a me render a isso, a esse monte de lixo. Prefiro conhecer a mim mesma, me olhar no espelho e me ver em guerra, do que me descobrir produto dessa escória. Linda por fora, mas recheada de uma fétida e medilcre mesmice cotidiana! Prefiro me olhar no espelho e encarar o MEU reflexo, o meu EGO, o meu eu.

Agora, e você? Já se olhou no espelho hoje?

3 comentários:

  1. UAU! Nossa Nany, realmente, cada dia você me instiga mais a pensar em questões não novas, mas, enganosamente expostas, ou de fato escondidas. Obrigada por expor seus pensamentos, acredito que a todos que te acompanham enquanto leitores, tem tido um ganho imensurável em relação ao exercício da reflexão e crítica! ** PALMAS ** ... PARABÉNS GATA!!!

    Beijos, Paulinha...

    ResponderExcluir
  2. Uhul prima, concordo com a mocinha ai em cima! Sey blog esta mara, mara e mara! Hehehe... Continue assim, meu orgulho!!!!! Hahaha, te amo primita...

    Bj, Mi

    ResponderExcluir
  3. Post perfeito..!
    Blog mais gostosinho de ler!!

    Parabéns Loira
    ;)

    ResponderExcluir